Combate ao comércio informal: Sindilojas realiza reunião com órgãos de segurança, prefeitura e entidades

14 ago 2018

O Sindilojas Região Centro realizou, na manhã dessa terça-feira (14) uma reunião com órgãos de segurança, prefeitura e entidades representativas para o alinhamento do Comitê de Combate ao Comércio Informal de Santa Maria. O encontro foi um desdobramento da apresentação feita ao Fórum das Entidades Empresariais no último dia 30 de julho, com levantamento da informalidade no centro da cidade.

A reunião foi presidida pelo vice-presidente do Sindilojas, Ricardo Diaz, e conduzida pelo diretor Everaldo Trilha e executivo Rafael Pacheco. O levantamento foi apresentado com o intuito de contextualizar aqueles convidados que ainda não haviam tido acesso ao conteúdo e abrir o encontro.

“O nosso objetivo, com essa reunião, é congregar a todos em torno desse tema, prefeitura, órgãos de segurança, sociedade civil organizada, e dividir responsabilidades, dando continuidade a esse comitê que já existe, para organizar as ações e estabelecer prioridades”, disse Diaz em sua manifestação de abertura.

O prefeito Jorge Pozzobom, presente na reunião representando a administração municipal, foi enfático ao afirmar que a situação tende a se agravar se outros entes não participarem em apoio à prefeitura.

“Nós temos trabalhado para sanar esse problema, mas a verdade é que se trata de uma situação complexa cuja solução não é simples. Toda vez que um fiscal da Prefeitura aborda um comerciante informal e apreende sua mercadoria, a população se volta contra nós. Mas aquela pessoa está apenas cumprindo ordens de alguém acima dela, alguém que fornece a mercadoria de forma irregular. E é a quem verdadeiramente combatemos. Mas pra isso precisamos estar juntos. O Sindilojas está de parabéns pela iniciativa de unir a todos nós”, disse o prefeito.

Participaram da reunião, alem do Sindilojas Região Centro e Prefeitura Municipal, representantes da Brigada Militar; Polícia Civil; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Estadual; Guarda Municipal; Procon; Fórum das Entidades Empresariais; CDL SM; Cacism; OAB; Adesm; Sesc; Shopping Santa Maria e Shopping Praça Nova; além de secretários de Município e lojistas.

Uma próxima reunião, já para a criação de um plano de ações envolvendo os entes participantes do Comitê, está marcada para a próxima quarta-feira (21), onde também ficará estabelecido qual representante de cada entidade ou órgão participará do planejamento.

 

Texto e Fotos: Guilherme Bicca