Dia das Mães: Comércio aberto no próximo domingo, 03 de maio

28 abr 2015

Com a proximidade do Dia das Mães, o Sindilojas Região Centro, em parceira com a CDL Santa Maria, promove no próximo domingo, 03 de maio, a abertura do comércio para incentivo às vendas.

Além dos clientes terem um dia a mais para comprar no fim de semana, a abertura nesta época estratégica traz grandes expectativas para o comércio, visto que depois do Natal, é a segunda data comemorativa que mais vende no varejo, detalha Ademir José da Costa, presidente do Sindilojas.

Segundo pesquisa divulgada pela Fecomércio-RS, os tipos de presente, mais frequentes no Dia das Mães, serão vestuário, cosméticos, calçados, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. O gasto médio deverá ser de R$135,99, conforme pesquisado pela Federação.

Para a ação da promoção para incentivo às vendas no dia 3 de maio, as entidades oferecem às lojas que tiverem interesse na adesão, cartazes de sinalização para informar aos consumidores a abertura.

Mais Informações através do telefone 55-3028-4634

A legalidade dos domingos:

A Lei 11.603 de 05 de dezembro de 2007 permite a abertura do comércio aos domingos. Com isso, os lojistas tem autonomia para definir seus horário e abrir conforme sua estrutura, desde que respeitadas a Lei Federal Trabalhista (CLT) e o Código de Posturas do Município.

A abertura das lojas em domingos não implica em gastos trabalhistas extras para a empresa, uma vez que ao empregado que trabalhar aos domingos não é devido nenhum valor a mais do que já percebe na folha mensal, apenas deve-se conceder ao mesmo uma folga antecipada na semana que antecede o domingo trabalhado, e zelar para que a cada dois domingos consecutivos trabalhados o empregado “folgue”, obrigatoriamente, o terceiro.

Cabe às empresas que trabalham aos domingos administrar as escalas de trabalho para essas datas e assim colaborar com a causa do segmento.

No ano de 2015 há 49 domingos disponíveis para abertura do comércio, onde as Entidades incentivam a adesão das lojas de rua em média de 4 datas estratégicas.