Entidades unidas em projeto em prol do desenvolvimento de Santa Maria

17 abr 2015

Santa Maria e cidades vizinhas têm um perfil econômico positivo para o consumo. Visando fortalecer o comércio da cidade, fomentar vendas e também gerar empregos, duas entidades locais se uniram em um projeto ambicioso em prol do desenvolvimento do setor.

Os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Jacques Eskenazi, e do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa, firmaram, no final da manhã desta sexta-feira, o compromisso de levar a diante uma ideia que visa estimular os negócios, bem como oferecer aos consumidores mais um dia de compras.

Uma pesquisa realizada pela CDL aponta que apenas 38% dos lojistas são favoráveis a abertura dos estabelecimentos aos domingos. Porém, conforme uma enquete realizada pelo jornal Diário de Santa Maria, 65,3% dos consumidores quer o comércio de portas abertas.

Na reunião realizada na sede do Sindilojas, os dois representantes das entidades optaram por seguir adiante com o projeto, que sugere a abertura de um domingo por mês. A partir dos próximos dias, buscarão apoio de outras entidades e órgãos locais que possam fazer parte do Projeto intitulado Soma Santa Maria.

Comércio no Dia das Mães –

Assim como acontece todos os anos, CDL Santa Maria e Sindilojas Região Centro promovem a abertura do comércio em domingos estratégicos que antecedem datas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, além de horários estendidos no mês de dezembro.

É importante salientar que, a legislação municipal permite a abertura do comércio aos domingos. Com isso, as empresas lojistas tem autonomia para definir seus horários e abrir conforme sua estrutura respeitando a Lei Federal Trabalhista (CLT), o Código de Posturas do Município e a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria firmada entre Sindicato Patronal e Sindicato Laboral.

A próxima ação da promoção para incentivo às vendas será no dia 3 de maio, no domingo que antecede o Dia das Mães. Para isso, as entidades oferecem às lojas que tiverem interesse, cartazes de sinalização para informar aos clientes seus horários diferenciados.