Feriado de Tiradentes: comunicado Sindilojas

17 abr 2018

Os resquícios da recessão de 2017 afetam os números do primeiro semestre que tem um baixo índice de vendas, em Santa Maria. Lojistas seguem preocupados e apostam suas fichas em datas comemorativas de grande significado, como o Dia das Mães, que se aproxima. Assim, o feriado do dia 21 de abril, próximo sábado, é visto como grande oportunidade de bons negócios para o comércio e a desautorização de funcionamento com mão de obra remunerada causa desconforto entre o varejo local.

O Sindilojas Região Centro, na qualidade de representante legal do comércio, compartilha da indignação de seus associados e representados com o impedimento do pleno funcionamento de suas operações em momento econômico tão delicado. Ressalta ainda que almeja e luta pela liberdade de trabalho da classe lojista enquanto uma das principais forças motrizes de Santa Maria.

Em 16 de março desse ano, o Sindilojas Região Centro reuniu-se com o Sindicato dos Comerciários para a definição da nova Convenção Coletiva. Na reunião, a entidade propôs oficialmente a abertura plena do comércio em todos os feriados do ano, com exceção dos dias 01/05/2018 e 25/12/2018, além do 01/01/2019, liberando assim a mão de obra remunerada para o funcionamento através do pagamento de R$ 65,00 pela jornada e compensação da folga em um prazo de trinta dias. Porém, a execução dessa proposta só pode ocorrer com o consenso entre as duas entidades. O que não ocorreu até a presente data, às vésperas do feriado de Tiradentes, 21 de abril.

Desta forma, o Sindilojas trabalha na aceleração desse processo de finalização da Convenção Coletiva de Trabalho através da busca por alternativas para abertura do comércio, em defesa dos interesses tanto do varejo, quanto dos consumidores e trabalhadores, que também se privilegiam com lojas de portas abertas em datas semelhantes a essa.

Texto: Guilherme Bicca