Missão empresarial local vê potencial para fomento do setor de defesa com Santa Rosa

23 fev 2018

O presidente do Sindilojas e Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Ademir José da Costa, liderou uma missão empresarial à Santa Rosa, na última quinta-feira (22). Ainda no ritmo do III Seminário Internacional de Defesa, realizado pela agência no final de 2017, a visita dos empresários santa-marienses teve como objetivo conhecer o potencial local para o desenvolvimento de produtos e serviços na área de defesa e segurança.

A agenda teve início com uma apresentação institucional da ADESM, bem como do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, e ainda com um breve olhar de cada empresa anfitriã. Em seguida, o grupo realizou visitas técnicas a empresas do setor metalmecânico e de tecnologia santa-rosenses. A agenda encerrou com uma videoconferência junto ao ministro de desenvolvimento Social, Osmar Terra, e o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Flávio Basílio.

De acordo com o presidente Ademir José da Costa, essa aproximação que visa o encontro de vocações das duas cidades vem da observação cuidadosa de Brasília, demonstrando que Santa Maria está realmente no foco do governo para integrar o futuro do setor de defesa. “Quando estive em audiências no final de 2017 em Brasília com o Ministro Osmar Terra e o Secretário de Produtos de Defesa, Flávio Basílio, eles pediram uma aproximação do Polo de Defesa de Santa Maria com as indústrias de Santa Rosa”, explica.

Durante a videoconferência, o ministro Osmar Terra enfatizou a importância de tomar proveito das vocações dos municípios e articular positivamente os atores para desenvolver a região no que tange ao polo de defesa. “O setor de defesa vai receber cada vez mais investimentos e as empresas de Santa Rosa e Santa Maria devem estar atentas para atender às demandas das forças armadas”, motivou o minitro.

Fizeram parte da comitiva santa-mariense, além do presidente do Sindilojas e ADESM, Ademir José da Costa; o executivo da ADESM e Gestor do APL Polo de Defesa e Segurança, Diogo De Gregori; o diretor da Plurimetal, presidente do SIMMMAE e coordenador do APL Metal Centro, Julio Kirchhof; o diretor da Tecnopampa e vice-presidente da CACISM, Leonardo Veiga; o diretor da Raptor, do Santa Maria Tecnoparque e APL CentroSoftware, Tiago Sanchotene; o diretor da Rota Simuladores, Rene Renoli; o diretor da Defii, Erlei Melgarejo; o chefe da Assessoria de Relações Institucionais e Estudos Estratégicos da 3ª DE, Cel. Portela; o diretor do PqRMnt//3, TC Stephan; o diretor dos ambientes de inovação da Unifra, Prof. Lissandro Dalla Nora; e representando a Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Cel. Luis Felipe.

Texto: Guilherme Bicca (com informações de Marielle Flôres)

Foto: Divulgação ADESM