Presidente do Sindilojas Região Centro participa do Giro Pelo Rio Grande, da Fecomercio-RS

18 jul 2018

As eleições marcadas para outubro são o tema mais premente para o empresariado e população brasileira como um todo. A importância de debater o valor e o poder do voto como agente transformador fica claro a cada edição do “Giro Pelo Rio Grande”, realizado pela Fecomércio-RS desde o início do ano em todo o Estado.

Na última terça-feira (17) mais uma edição foi realizada, dessa vez em Santo Ângelo, na região das missões. O evento abrangeu cidades como Ijuí, Cruz Alta, Santiago, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Três de Maio, Três Passos, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Carazinho e Passo Fundo. Santa Maria foi representada pelo presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.

O “Giro” teve como tema “A importância do seu voto” e tratou das principais pautas do próximo pleito eleitoral que define os governantes da nação, estados, além de legisladores federais e estaduais. O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, aproveitou a ocasião para lembrar que “nosso futuro estará na ponta dos nossos dedos. O voto é o principal elemento de mudança em uma democracia. Por isso, é importante que tenhamos um voto informado”.

O evento classificou três elementos fundamentais como agentes de mudança do atual quadro em que o país e o estado se encontram: a elevação da competição entre as empresas, a redução do déficit público e o ganho de eficiência dos servidores públicos. “O Estado se agigantou e passou a ser um entrave ao desenvolvimento nacional. Temos um déficit público insustentável e um excesso de regulamentações que prejudicam o crescimento do país. Precisamos corrigir isso”, contextualizou Bonh.

Além dos três elementos fundamentais, o Giro Pelo Rio Grande trabalhou nove temas principais que devem nortear o debate eleitoral. São eles o aumento da produtividade; o modelo e o tamanho do estado; a previdência; responsabilidade fiscal; a independência do Banco Central;              o sistema tributário; a governança política; segurança pública e combate à corrupção; e a eficiência dos serviços públicos.

O próximo Giro Pelo Rio Grande acontece em Uruguaiana, no dia 14 de agosto.

Texto: Guilherme Bicca

Foto: Fernando Gomes