Projeto “Pátria Amada Brasil” pintará cidade de verde e amarelo para a Semana da Pátria. Vinte mil bandeiras do Brasil serão distribuídas

27 ago 2018

A Semana da Pátria terá novos ares, esse ano, em Santa Maria, a partir do projeto “Pátria Amada: aqui pulsa o amor por ti”, encabeçado pela 3ª Divisão do Exército, com o objetivo de incentivar o espírito cívico em crianças e adolescentes e fortalecer, nos adultos, o patriotismo cultivado na infância.

Com o apoio do Fórum das Entidades Empresariais, Sindilojas Região Centro, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL SM) Câmara de Indústria e Comércio (Cacism), o projeto vai distribuir vinte mil bandeiras do Brasil em escolas e também na Avenida Medianeira, no dia do desfile de 7 de Setembro, ao público. Postes da cidade e ônibus circulares serão enfeitados com as bandeiras em uma ação conjunta da prefeitura e Associação de Transportes Urbanos (ATU).

Sindilojas, CDL SM e Cacism distribuirão kits de bandeirinhas e balões para que os lojistas possam caracterizar suas vitrines e estabelecimentos comerciais sem custos. A distribuição será de loja em loja no centro da cidade e começa nesta terça-feira (28). A intenção é que elas recebam os kits antes do início da Semana da Pátria, no dia 1º de setembro.

Além de pintar a cidade de verde e amarelo, o Exército Brasileiro vem realizando palestras com o tema “Patriotismo e Símbolos Nacionais”, nas escolas públicas municipais. Durante a atividade, as crianças também assistem as bandas de música da 3ª Divisão do Exército e 6ª Brigada de Infantaria Blindada, e participam do hasteamento do Pavilhão Nacional.

“Com o projeto, já percebemos um aumento significativo de escolas a desfilar, bem como a adesão continuada de instituições. Isso nos leva a constatar uma demanda latente de patriotismo por parte da sociedade e nos motiva a transformá-lo em um programa para anos futuros”, diz o comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Gal. Carrião.

Texto e foto: Guilherme Bicca