Sindilojas Região Centro no 5º Fórum Ecoinovar

10 ago 2016

Nesta terça-feira, 09, o projeto Comércio Consciente – Coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos em Santa Maria – RS foi apresentado em um painel do 5º Fórum Internacional Ecoinovar, no campus da Universidade Federal de Santa Maria. A apresentação foi conduzida pelo presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir da Costa, acompanhado pelo Diretor da Químea, Marçal Paim da Rocha, sob coordenação do Prof. Dr. Roberto Schoproni Bichueti – PPGA/UFSM.

Marçal explicou como foi criado o projeto a partir da demanda apresentada pelo presidente Ademir, dando início à parceria com o Sindilojas, que também foi a primeira empresa a aderir ao projeto. Em seguida fez uma explanação de todo o trabalho realizado, desde a criação da identidade visual, feita pela Opss! Comunicação Sustentável, a parceria com a Prefeitura de Santa Maria e com a Asmar, até os primeiros resultados. Ele também falou sobre o trabalho dentro das empresas que participam do Comércio Consciente, que recebem auditoria e treinamentos de como  deve ser feito o descarte correto de resíduos.

Em seguida, o Presidente Ademir da Costa apresentou o Sistema Fecomércio/RS e as ações que a entidade realiza visando a preservação do meio ambiente. Em seguida, complementou a exposição do Sr. Marçal e explicou que o interesse em realizar esse projeto se deu após ser verificada a necessidade de os estabelecimentos comerciais de Santa Maria darem o destino adequado aos seus resíduos sólidos.

Após a apresentação, os presentes puderam fazer questionamentos e contribuições. O projeto ainda conta com um estande que ficará disposto durante todos os dias do evento.

O Projeto Comércio Consciente é uma realização do Sindilojas Região Centro, em parceria com a Químea Soluções Ambientais, Opss! Comunicação Sustentável, Asmar e Prefeitura de Santa Maria.

P1050668 P1050647 P1050677 1