A NRF chegou ao final no último dia 16 deixando alguns conceitos e sugestões daquilo que tem se mostrado dar certo no varejo mundial. O público que movimentou as dependências do Javit Center, em Nova Iorque, pôde sintetizar as diversas formas de relacionamento com o cliente, nas mais variadas plataformas. Uma das principais tendências apresentadas na maior feira de varejo do mundo.
Um dos talks que marcou o evento foi com o presidente da Saks, Marc Matrick, loja de departamentos que comercializa itens de luxo. Segundo Matrick, a partir da pandemia as vendas on-line da Saks ampliaram seu público, tendo em vista que alguns grupos não se sentiam tão confortáveis em ir à loja física. “Foi uma grande democratização. As pessoas poderiam ir on-line e não teriam que se sentir intimidadas em vir à loja. Então, eu acho que sim, isso certamente é útil para as pessoas”, disse ao falar sobre a evolução que aconteceu na experiência de luxo.
Outro destaque foi o painel “Unificando a experiência de varejo: lições de líderes de experiência do cliente”, de Giri Agarwal (Incisiv), que trouxe bons conceitos. “É momento de juntar os espaços físicos e digitais que às vezes perdem contexto, perdem continuidade, e com isso perdemos a capacidade de executar a nossa experiência de cliente consistentemente na escala. E a qualquer momento, quando a conveniência é uma comunidade, a virtude é uma marca, e a capacidade de diferenciar a experiência através de unificação se torna um componente crítico da sua capacidade de criar essa estabilidade e o engajamento com o seu cliente“, comentou Giri.
No mesmo painel, Yang Lu, da Tapestry, falou sobre a necessidade de unificar sistemas para que tanto no virtual quanto no presencial a experiência seja a mesma para o cliente. “Esse sistema é igual ao que chamamos de plataforma de engajamento do cliente”, disse Yang.
Varejo chinês
Na ponta oposta ao varejo de luxo, estratégias de sucesso das marcas chinesas como Shein e Temu foram abordadas. O painel com Jason "Retailgeek" Goldberg (da Publicis Groupe) destacou os acertos dessas marcas. Veja abaixo algumas das dicas:
- Otimização rápida da cadeia de suprimentos
- Preços competitivos e ofertas de envio
- Marketing e Envolvimento do Cliente
- Marketing de mídia social agressivo
- Diversos programas de afiliados
- Estratégias de gamificação
- Desenvolvimento de produtos e diversidade
- Estratégia integrada de desenvolvimento de produtos
- Expansão de categorias e marcas de produtos
- Implementação de tecnologia
- Análise abrangente de dados
- Automação para eficiência
- Incorporando Inteligência Artificial e personalização
Cerca de 2,5 mil brasileiros estiveram na NRF 2024, que teve um público superior a 40 mil pessoas; contou com 1 mil estandes; 6,2 mil marcas de cem países diferentes, e teve mais de 450 speakers divididos em 190 painéis, talks e palestras.
Texto: Ascom Fecomércio-RS com edição de Guilherme Bicca
Foto: Divulgação NRF