O Sindilojas Região Centro realizou uma pesquisa informal em suas redes sociais sobre a abertura do comércio no próximo domingo (7), último antes do Dia dos Pais, no dia 14 de agosto.
A pesquisa, em um primeiro momento, se direcionou aos lojistas perguntando se os mesmos abririam sua loja na referida data. Já a segunda se dirigia ao público consumidor, questionando se há o desejo de encontrar o comércio aberto.
Na primeira pesquisa, se os lojistas abririam, 57% dos que participaram responderam que não, e 43% responderam que sim. Já na segunda pesquisa, voltada ao público consumidor, a diferença foi maior: 69% dos que participaram disseram que gostariam de ter o comércio aberto neste domingo e apenas 31% respondeu que não.
“Nós sabemos que é uma pesquisa realizada de maneira informal, sem atender a critérios técnicos utilizados por órgãos especializados, e que também foi uma amostragem pequena de lojistas e de consumidores, pois se ateve ao universo de quem acompanha o trabalho do Sindilojas em suas redes sociais. Ainda assim, a pesquisa mostra que existe um anseio por parte do público consumidor por um comércio aberto aos domingos, enquanto o lojista ainda não se sente seguro ou confortável para abrir sua loja. Devemos buscar o entendimento para tentar contribuir em uma solução. Comércio aberto aos domingos gera mais movimentação econômica, atrai visitantes de outras cidades. É bom para o comércio local”, diz o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.
Texto: Guilherme Bicca